domingo, 26 de fevereiro de 2012

GPUs : O que são SLI e Crossfire?

As tecnologias SLI e Crossfire são ideais para quem possui múltiplas placas de vídeo, mais existem diferenças entre elas. Para que a tecnologia multi-GPU seja aplicada, é preciso que a placa-mãe ofereça suporte. Esta matéria é feita com base nas 2 tecnologias de marcas diferentes, a ATI e a NVIDIA.

SLI

A tecnologia SLI da NVIDIA, tem como objetivo unir mais até 4 placas de vídeos, utilizando somente uma saída de vídeo. Elas trabalham paralelamente e proporcionam melhor qualidade e velocidade no processamento gráfico. Para que funcione, é preciso ter um perfil de configuração para o game a ser rodado. As duas placas prescisam ter o mesmo modelo, por exemplo : 8800GTX e 8800GTS podem fazer SLI, porque elas possuem o mesmo chipset, o G80. A SLI pode funcionar em 4 modos :
SFR - Cada quadro é dividido em 2, sendo que cada metade é enviada para 2 GPUs diferentes para serem processadas.
AFR - É utilizado por 3 GPUs diferentes, onde todas processam um quadro inteiro. Por exemplo : quando uma esta processando o quadro atual, o outro já está renderizando o outro quadro, e quando o primeiro quadro é enviado, o segundo já está totalmente renderizado.
AFR de SRF - São 4 GPUs diferentes, onde os 2 primeiros processam no primeiro quadro, enquanto os outros estão processando o segundo, todos utilizando o SFR e AFR juntos.
SLI AA - O SLI AA tende só a melhorar a qualidade da imagem, fazendo com que o jogo rode mais lento, mais com melhor qualidade de imagem. Com SLI os modos de anti-aliasing podem ser ativados para 8x, 16x ou 32x.
CrossFire
Com a mesma finalidade da SLI, possibilita utilizar até 4 GPUs, porém diferentemente da SLI, pode-se utilizar duas placas de vídeo diferentes, necessitando em alguns casos placas específicas para a tecnologia. O CrossFire também exige uma placa mãe, fonte de alimentação e placas compatíveis. Os modos de uso do CrossFire são :
Tesoura - Similar ao SFR, a metade da tela seria renderizada pela GPU mais rápida e teria de esperar o mais lento terminar o processamento para prosseguir para o próximo quadro. Mais para que o trabalho não demorasse tanto, o CrossFire equilibra a carga, impossibilitando a divisão em duas partes, fazendo com que a GPU mais rápida processe numa proporção maior do que o mais lento, terminando os processamentos no mesmo tempo.
SuperTiling - A tela é divididas em várias porções de 32x32 píxels, fazendo que cada um manipule as telhas disponíveis. O equilíbrio também é feito nela, utilizando a placa mais rápida para receber um número maior de quadrados.
AFR - Enquanto uma placa de vídeo esta processando o quadro atual, a outra está renderizando a próxima e vice-versa.
Super AA - Aumenta a qualidade da imagem, em vez de aumentar a performance, fazendo com que o jogo fique mais lento. Pode-se aumentar o anti-aliasing até 14x, enquanto a SLI possibilita 36x
Dados baseados no site HardwareSecrets

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